Procon Sorocaba realiza Operação Agências Bancárias 2022 para coibir demora no atendimento e fila do lado de fora

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

 

O Procon Sorocaba, unidade vinculada à Secretaria de Governo (Segov) da Prefeitura, realiza a chamada Operação Agências Bancárias 2022, para coibir casos de demora no atendimento e fila do lado de fora desses estabelecimentos na cidade. Agentes do Procon já vistoriaram 40 bancos, desde o início deste mês de abril, e 18 foram autuados por apresentar algum tipo de irregularidade.

Conforme balanço parcial da operação, as principais constatações feitas pelos fiscais foram: fila de consumidores sem a emissão de senha (11 agências); tempo para iniciar atendimento acima do permitido pela legislação (nove agências); ausência ou inacessibilidade ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) (uma agência) e sistema inoperante (uma agência).

Como a Prefeitura de Sorocaba ampliou as penalidades para agências bancárias que não observarem o tempo de espera limite dos clientes na fila, agora, a multa ao infrator é de R$ 50 mil e, em caso de reincidências, pode implicar até na cassação definitiva do Alvará de Funcionamento do estabelecimento. As novas regras constam na Lei nº 12.524/2022, sancionada pelo prefeito Rodrigo Manga e publicada na edição do dia 28 de março do Jornal “Município de Sorocaba”, que alterou o texto da lei original que trata do assunto (nº 7.391/2005).

“Todos os casos irregulares são passíveis de multa no valor de R$ 50 mil, uma vez que todas as agências já haviam sido notificadas e punidas com a penalidade de advertência. Há prazo pra apresentar defesa e posteriormente recurso, mas, se confirmada a irregularidade, a multa será aplicada de  imediato”, adverte a superintendente do Procon Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues.

Além de verificar a existência de consumidores aguardando por atendimento do lado de fora das agências e se todos receberam senha no momento de sua chegada, a operação também tem como foco o monitoramento do tempo para iniciar o atendimento, após a emissão da senha, e a quantidade disponível de caixas eletrônicos, guichês e atendentes de mesa disponibilizados.

Em dias úteis, o tempo máximo previsto em lei é de 15 minutos para iniciar o atendimento, após a emissão de senha, nos caixas ou caixas eletrônicos, e de 30 minutos nas mesas. Em véspera ou após feriados, dias de pagamento dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais, esse tempo limite é de 30 minutos, nos caixas ou caixas eletrônicos, e de até 45 nas mesas.

Segundo o Procon Sorocaba, a legislação municipal vigente exige a emissão de senha para todos os consumidores que aguardam atendimento bancário, mesmo que estes se encontrem aguardando do lado externo da agência, visto que os bancos ainda controlam a quantidade de consumidores em seu interior. “Durante a pandemia da Covid-19, algumas agências foram fechadas, sobrecarregando outras, e notou-se, como tendência, a diminuição de caixas físicos e agências que somente possuem atendimento gerencial ou de negócios, o que pode ter impactado diretamente no aumento no tempo de espera nas filas. Todos os gerentes são devidamente orientados pelos fiscais a sanar, de imediato, as irregularidades constatadas. O intuito dessa operação é buscar o atendimento mais humanizado possível aos consumidores nas agências”, complementa a superintendente do Procon Sorocaba.

 

Contato com o Procon

O atendimento presencial na sede do Procon Sorocaba, que fica na Avenida Antônio Carlos Comitre, altura do nº 331, é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Na Casa do Cidadão Nogueira Padilha, o funcionamento do espaço do Procon Sorocaba é às terças e quintas-feiras, das 8h às 15h, enquanto na Casa do Cidadão Ipanema, opera no mesmo horário, mas de segunda a sexta-feira. Já, a unidade no Shopping Pátio Cianê (Piso 3, Bloco B) fica aberta das 10h às 18h, também de segunda a sexta-feira.

Outra opção aos consumidores que precisarem dos serviços do Procon Sorocaba, para esclarecimento de dúvidas, solicitação de orientações ou fazer eventuais denúncias, é utilizar os meios digitais, como o WhatsApp: (15) 99198-2958 ou o site: www.procon.sorocaba.sp.gov.br.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist