Programação especial celebra o Dia da Água e o Dia do Rio Sorocaba

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

A Prefeitura de Sorocaba realizará, de 19 a 27 de março, uma programação especial para celebrar o Dia do Rio Sorocaba e o Dia Mundial da Água, ambos comemorados em 22 de março. A Semana da Água contará com atividades de educação ambiental gratuitas, voltadas a pessoas de todas as idades.

Promovidas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba e pela Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), as ações visam sensibilizar a população sobre a importância da água para a vida, seu uso consciente, qualidade das águas do Rio Sorocaba e a conservação dos mananciais.

A secretária interina da Sema, Samyra Toledo, destaca que a programação elaborada visa estimular o sorocabano a refletir sobre todas as questões pertinentes à água. “Elaboramos as atividades com o objetivo de promover a sensibilização sobre esse importante recurso natural e sobre o Rio Sorocaba. Convidamos todos para que participem e prestigiem nossas ações”, declara.

“Nossa equipe de Educação Ambiental tem uma programação permanente e está sempre pronta a atender as solicitações da comunidade, para falar sobre a importância da conservação do meio ambiente, explicar como a autarquia opera na prestação de serviços e sobre a importância de se economizar água. Porém, neste mês de março, as ações ganham ainda mais ênfase”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

Um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo, o Rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do Rio Tietê. Possui 180 km de extensão em linha reta e 227 km, considerando seu leito em seu trajeto natural. Além disso, é o mais importante manancial da região, onde 1,2 milhão de pessoas, além das indústrias e agricultura, utilizam suas águas.

É formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, que se encontram no município de Ibiúna e vão se juntando com outras pequenas nascentes até o seu primeiro represamento, dentro dos limites do município de Votorantim, a Represa de Itupararanga. O Rio Sorocaba atravessa as cidades de Ibiúna, Votorantim, Sorocaba, Iperó, Boituva, Tatuí, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, para promover a consciência em todo o mundo sobre a importância deste recurso natural para a promoção da vida saudável no planeta. Em Sorocaba, o Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Sorocaba foram instituídos pela Lei Municipal nº 8.812, de 15 de julho de 2009.

Semana da Água

A programação da Semana da Água tem início no dia 19 de março, com duas atividades: o encontro mensal do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves), que ocorrerá no Parque das Águas, e a tradicional Caminhada Ecológica às margens do Rio Sorocaba.

No encontro do Coaves Kids, crianças de 6 a 12 anos de idade poderão participar de uma Passarinhada, no Parque das Águas, a partir das 8h. Na ocasião, eles terão a oportunidade de conhecer as aves aquáticas que habitam o Rio Sorocaba, bem como as principais ações para conservação desse recurso, que é tão importante para os seres humanos e para os animais. A atividade conta com a parceria do Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves).

Já, na Caminhada Ecológica, os servidores do Saae e da Sema participarão, a partir das 9h, de um mutirão de limpeza entre a Praça da Biodiversidade e o Parque das Águas, recolhendo todos os resíduos descartados irregularmente às margens do rio. Ao final, o grupo se encontrará com os participantes do Coaves Kids, no Parque das Águas, para um bate-papo sobre a ação.

No dia 21 de março, às 9h, será realizado um plantio de árvores no entorno de uma nascente, localizada na Rua Francisco Loureiro, na Vila Melges, com a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino. A ideia é sensibilizar as crianças com relação à importância da conservação dos recursos hídricos.

No dia 22 de março, data em que se comemora o Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Sorocaba, a Prefeitura promoverá um plantio de árvores às margens do Rio Sorocaba, na Rua Luís Braile, no Jardim Siriema. A ação ocorrerá às 9h e contará com a participação de autoridades municipais e regionais.

Já, de 24 a 27 de março, será realizada a exposição “Qual rio queremos?” no Pátio Cianê Shopping, no Bloco B do empreendimento, Piso 1. A cada dia da ação, será abordada uma temática diferente, com a participação de quatro instituições: Polícia Militar Ambiental, Saae/Sorocaba, Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES) e Sema.

No dia 24, das 15h às 20h, a Polícia Ambiental vai abordar, em uma mostra gratuita, o seu papel na conservação do Rio Sorocaba, como, por exemplo, as ações de fiscalização. No dia 25, das 15h às 20h, o Saae/Sorocaba tratará sobre economia de água, com dicas e soluções do dia a dia que podem ser adotadas pelos munícipes, como, por exemplo, a captação da água de chuva.

No dia 26, das 15h às 20h, a exposição “Qual rio queremos?” contará com a participação da Divisão de Zoonoses, que levará à população a temática sobre prevenção à dengue, com informações acerca do combate ao mosquito transmissor e outras doenças. Para encerrar, no dia 27, das 15h às 19h, a Sema promoverá mostra sobre a biodiversidade de peixes do Rio Sorocaba. Além disso, será realizada doação de mudas de árvores e uma oficina de confecção de peixes em papel, para as crianças colorirem e deixarem uma mensagem, em parceria com o Centro Universitário Facens. O Pátio Cianê Shopping está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio.

Água Viva

Durante todo o mês de março, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba realiza, ainda, outras atividades para celebrar o Dia do Rio Sorocaba e o Dia Mundial da Água, com os programas “Água Viva”, “Saae vai até você” e “Saae vai à escola”, que são voltados a professores e alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, bem como às empresas, clubes, associações, organizações e entidades.

O programa mais procurado é o “Água Viva”, em que as escolas conhecem como opera a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado e como a água é tratada e chega até nossas casas. “O objetivo é propiciar uma reflexão a respeito da condição dos recursos hídricos e ambientais e da necessidade de sua preservação”, explica a coordenadora da Equipe de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba, Gláucia Cristini Franco.

Na última terça e quarta-feira (8 e 9), por meio do programa, a autarquia recepcionou alunos e professores do Colégio Akalanto, para palestra e visitação na ETA Cerrado. O mesmo colégio já reservou mais quatro datas para as outras turmas, nos dias 14, 15, 21 e 22 de março, abrangendo os alunos da 5ª a 7ª séries, na faixa etária de 10 a 12 anos de idade. Ainda no mesmo programa, outra unidade de ensino já agendada, em duas datas (16 e 31 de março), é o Colégio Talentos.

Pelo programa “Saae vai à escola”, direcionado aos estudantes, é explicado, por meio de palestras, exibições de filmes didáticos e jogos lúdicos, a importância de evitar o desperdício de água. “Trabalhamos como as crianças e suas famílias podem economizar água no cotidiano e, ainda, zelar pelo meio ambiente”, complementa Gláucia Cristini Franco.

Na sexta-feira (4), a equipe do “Saae vai à escola” esteve na Escola Municipal “Professor Benedicto José Nunes” (Parque Esmeralda), atendendo duas turmas de 3ª a 5ª séries, com 25 alunos de 8 a 10 anos, cada. Na sexta-feira (11), as atividades ocorrerão na E.M. “Professora Lourdes Martins Martinez” (Jardim Santa Bárbara).

Pelo “Saae vai até você”, a equipe de Educação Ambiental da autarquia ministra palestras com foco em empresas ou condomínios, conforme a necessidade de cada grupo. São abordados temas relativos ao meio ambiente, além de dicas e informações sobre o uso consciente e a economia da água. Nesta quinta-feira (10), ocorreu a visita aos funcionários do Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene”.

Os agendamentos das atividades de Educação Ambiental do Saae-Sorocaba continuam abertos, inclusive para março, e podem ser feitos pelo WhatsApp: (15) 98158-0697 ou pelo e-mail: edambiental@saaesorocaba.sp.gov.br. É recomendado informar a quantidade prevista de público, a faixa etária, o tipo de ação, assim como as opções de datas e horários.

Programação da Semana da Água

Dia 19 de março (sábado)
Encontro do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves)
Tema: Aves Aquáticas do Rio Sorocaba
Horário: 8h
Local: Parque das Águas – Jardim Abaeté (Ponto de encontro: bolsão de estacionamento, próximo à escultura “Criador e Criação”)
* Voltado a crianças de 6 a 12 anos, sem necessidade de inscrição prévia.

Caminhada Ecológica às margens do Rio Sorocaba
Horário: 9h
Local: Margens do Rio Sorocaba, com início na Praça da Biodiversidade e término na região do Parque das Águas

Dia 21 de março (segunda-feira)
Plantio de árvores
Horário: 9h
Local: Entorno da nascente localizada na Rua Francisco Loureiro, na Vila Melges

Dia 22 de março (terça-feira)
Plantio de árvores
Horário: 9h
Local: às margens do Rio Sorocaba, na Rua Luís Braile, no Jardim Siriema

De 24 a 27 de março (quinta a domingo)
Exposição “Qual rio queremos?”
A cada dia, a mostra abordará uma temática diferente, com a participação de quatro instituições: Polícia Militar Ambiental, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES) e Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)
Horários: Dias 24, 25 e 26, das 15h às 20h, e dia 27, das 15h às 19h
Local: Pátio Cianê Shopping (Bloco B, no Piso 1)

 

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist