Projeto de eficiência energética com tecnologia de LED em Sorocaba tem início na Avenida Ipanema

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

Nesta quinta-feira (26), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), deu início ao projeto de eficiência energética, em parceria com a CPFL Piratininga, para a instalação de lâmpadas de LED na iluminação pública de Sorocaba, começando por trecho da Avenida Ipanema, Zona Norte da cidade.

O trecho primeiramente atendido pelo projeto abrange desde a Avenida Angélica até a Casa do Cidadão Ipiranga, em uma faixa de 2 km. Com prazo de seis meses para conclusão, o serviço está sendo executado pela empresa Volts Ampere Engenharia Sistemas de Energia Ltda., com recursos provenientes da CPFL Piratininga.

Trata-se de a primeira etapa do projeto que envolve a substituição de todo o sistema de iluminação pública existente na cidade pela tecnologia de LED, mais moderna, eficiente e econômica, que poderá ainda contar com parcerias da iniciativa privada, até que 100% dos pontos de luz no munícipio sejam substituídos.

As vantagens do sistema de LED são muitas, tais como: as lâmpadas têm maior vida útil, de até 50 mil horas; resistência a impactos e vibração; custos de manutenção reduzidos; maior eficiência; controle dinâmico de cor; acionamento instantâneo com sensor de presença; controle de intensidade variável, que possibilita ajustes do brilho da luz de diferentes formas na mesma via ou espaço público; melhor nitidez; ausência da emissão de raios ultravioleta e infravermelho; além de as lâmpadas serem sustentáveis e ecologicamente corretas, sem utilização de mercúrio ou qualquer outro elemento que cause dano ao meio ambiente. Ainda, o avançado sistema permitirá o acesso à internet pública sem fio.

“Estamos dando um grande passo rumo à inovação tecnológica nos serviços públicos prestados à cidade. As lâmpadas de LED oferecerão uma economia de aproximadamente 45% nos gastos públicos com iluminação. Neste primeiro momento, substituiremos 388 pontos.E vai muito além disso! A necessidade de manutenção periódica diminuirá consideravelmente, igualmente representando redução de custos ao município”, diz Darwin José Rosa, secretário da Serpo.

“Começamos pela Avenida Ipanema, mas, logo, implantaremos essa tecnologia moderna nas principais avenidas da cidade, como a Avenida Antônio Silva Saladino, Marginal Dom Aguirre e sua ciclovia, Avenida Itavuvu, Avenida General Carneiro, dentre outras. E, no próximo ano, vamos estender também para os bairros. Além disso, estamos terminando o processo de contratação da empresa que fará toda a manutenção da iluminação pública e desse novo sistema. Parabenizo ao secretário Darwin e toda a equipe técnica de Serpo, da Serpo, pelo empenho, e a toda a população sorocabana por mais essa conquista”, conclui o prefeito Rodrigo Manga.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist