Projeto do novo Complexo Hospitalar Municipal é apresentado à Prefeitura de Sorocaba

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

O projeto do novo Complexo Hospitalar Municipal, que será construído na área da antiga garagem da TCS, no Jardim Betânia, Zona Norte da cidade, foi apresentado à Prefeitura de Sorocaba. O empreendimento irá englobar o primeiro Hospital Municipal da história da cidade, um Centro Municipal de Diagnósticos, a Central Administrativa da Secretaria de Saúde (SES), estrutura de almoxarifado, de apoio e estacionamento.

A Secretaria da Saúde e o Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), órgão ligado à Secretaria de Administração (Sead), estão à frente de todo o processo. O material foi apresentado ao Poder Público pela empresa Zetta Infraestrutura e Participações S/A, que cumpriu todas as exigências previstas no edital de chamamento público CADI/SES nº1/2021 (CPL 003989/2021), aberto em setembro de 2021 e encerrado no último dia 12 de abril, destinado ao desenvolvimento e apresentação de proposta do novo empreendimento.

“De fato, é um sonho que começa a se tornar realidade. Já pudemos verificar o material, sendo possível vislumbrar como deve ser estruturado o Complexo Hospitalar Municipal. Agora, será feita uma análise detalhada de todo esse estudo, do ponto de vista operacional, com a possibilidade de sugerir alterações, de forma a melhor atender às necessidades para oferecer um serviço de excelência ao sorocabano”, adianta o prefeito Rodrigo Manga.

O estudo apresentado é amplo e contempla aspectos técnicos, jurídicos, financeiros e arquitetônicos da obra. Além da análise feita por técnicos da Administração Municipal, uma empresa especializada em engenharia hospitalar igualmente será contratada, via licitação, para verificar o projeto e sugerir possíveis adaptações do ponto de vista técnico-operacional.

“Esse levantamento vai apontar qual a melhor estratégia para a gestão do complexo, de formalização de parceria público-privada, bem como de custeio do empreendimento. A previsão é que esse levantamento esteja concluído até setembro deste ano. Depois disso, já será possível abrir licitação para construção do empreendimento”, detalha a coordenadora interina do CADI, Bárbara Eliza Braz.

Diante desse cronograma, a Prefeitura de Sorocaba estima iniciar as obras do Complexo Hospitalar Municipal em janeiro de 2023. O investimento total previsto no edital de construção, incluindo todos os equipamentos necessários, é de R$ 470 milhões, valor que, certamente, será reduzido ao final do processo licitatório. “Viabilizar esse complexo inédito é prioridade da atual gestão municipal”, complementa o prefeito Rodrigo Manga.

Conforme a SES, a construção do Hospital Municipal vai cobrir o déficit de leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) que ocorre, há anos, na cidade, promovendo e ampliando a assistência em saúde pública.

O projeto do prédio prevê 10 pavimentos: um para o Centro Obstétrico; quatro para leitos de internação; um para leitos de UTI; um para o Centro Cirúrgico; um piso técnico; um para observação de pacientes e outro para administração, laboratórios e farmácia, incluindo também nesses andares ambulatório, consultórios médicos, anfiteatro, refeitório, vestiários, auditório, 17 salas cirúrgicas, leitos e outras alas em geral. Já, o Centro Municipal de Diagnósticos permitirá reduzir custos de exames laboratoriais e de imagem dos pacientes internados, assim como de procedimentos ambulatoriais eletivos.

O novo complexo vai, ainda, otimizar e centralizar as estruturas físicas da Administração Municipal, gerando economia financeira e de tempo no deslocamento de equipamentos e insumos, pois, atualmente, o almoxarifado central da Saúde funciona na Zona Leste, a 12 quilômetros de distância do futuro Hospital Municipal, e a SES, no prédio do Paço Municipal, entre outras repartições que serão realocadas para o novo empreendimento.

A nova sede da SES reunirá três pavimentos e o almoxarifado terá um, além de dois mezaninos, conforme o projeto. O estacionamento do Complexo Hospitalar Municipal terá espaço para 259 vagas.

 

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist