A Secid e a Ouvidoria Geral do Município concluem a identificação das famílias atingidas e um mapeamento social. “As famílias afetadas receberam cestas básicas, roupas, além de colchões e cobertores. Todas foram cadastradas e uma comissão de moradores foi montada nos locais, para acompanhar os desdobramentos da ação e ter acesso rápido junto às equipes da Prefeitura”, disse o ouvidor-geral Evandro Bueno. No Jardim Itapemirim e Marly, cerca de 30 famílias foram assistidas.
“Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), vamos repor o que for possível, em termos de alimentação, produtos de higiene, colchões, itens de necessidade e roupas. Caso necessário, vamos oferecer também abrigo temporário”, contou o secretário da Secid, Clayton Lustosa. O FSS, inclusive, está angariando doações para atender às necessidades específicas de cada família, uma vez que há necessidade de móveis, gás de cozinha, colchões e eletrodomésticos. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (15) 99108-4462.
Balanço da Defesa Civil
Conforme balanço da Defesa Civil, em uma hora e meia de chuva, foram registrados 83 milímetros na região do Cerrado, volume considerado muito elevado para um curto espaço de tempo, o que causou alagamentos, devido ao transbordamento do Rio Sorocaba e de córregos. Ao todo, a Defesa Civil recebeu 55 solicitações de ocorrências, entre alagamentos, quedas de árvores, bueiros entupidos, entre outros.
A Avenida Dom Aguirre ficou alagada nas regiões da Praça Lions, Corpo de Bombeiros, Francisco Delosso, Pinheiros e Parque das Águas, e o tráfego de veículos foi restabelecido na manhã deste sábado (12). À tarde, havia interdição ainda, somente na região do Parque das Águas, assim como na Rua João Gabriel Mendes e na Avenida XV de Agosto.
Na Avenida Dom Aguirre, a água atingiu carros e a GCM auxiliou essas pessoas, retirando-as do local e conduzindo-as até suas residências. Houve, ainda, auxílio em situações de alagamento nas imediações do Parque dos Espanhóis e na Rua Paulo Setúbal (Pinheiros). Nas Ruas Comendador Vicente do Amaral e Karim Jamal, houve transbordamento do córrego.