Saae/Sorocaba realiza manutenção preventiva em adutora que abastece o município

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba realiza manutenção preventiva em uma das adutoras que abastecem a cidade. O serviço ocorre em pontos na Serra de São Francisco e está sendo possível a partir do fechamento temporário de uma das redes, de 500 milímetros de diâmetro, sem nenhum prejuízo ao abastecimento.

“O objetivo é revisar e realizar serviços pontuais que são essenciais, como medida preventiva para continuar garantindo o abastecimento do município com a máxima qualidade, auxiliando, inclusive, no Programa de Redução e Controle de Perdas executado pela autarquia”, ressalta o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

A manutenção teve início na semana passada e a previsão é que seja concluída até o próximo domingo (20). A rede que atende Sorocaba é formada por quatro adutoras, de diâmetros que variam de 350 mm a 800 mm e cada uma com 14 quilômetros de extensão. Os dutos chegam à Estação de Tratamento de Água do Cerrado (ETA Cerrado) e são responsáveis por 72% do abastecimento do município.

O fechamento temporário de uma das adutoras permite a revisão preventiva em pontos em que o serviço não pode ser realizado com a tubulação em operação. Entre os trabalhos já executados, estão: soldas no duto, em locais que apresentavam sinais de deterioração devido ao tempo de uso e a troca de ventosa, um dispositivo responsável por expelir o ar deslocado pela água durante o enchimento, esvaziamento e operações da rede.

Equipe de prevenção das adutoras

A ação ocorre por meio de parceria entre o departamento de Eletromecânica do Saae/Sorocaba e a equipe especial de Manutenção e Prevenção das Adutoras. Esta última opera desde 2017, especificamente para realizar serviços dessa natureza, realizando inspeções rotineiras em pontos sensíveis, como aqueles sobre córregos e vales, além de averiguação das condições de conservação da rede e a execução de trabalhos corretivos e preventivos.

“Ou seja, o Saae/Sorocaba investe continuamente em ações preventivas e de proteção da principal rede de adutoras que transporta água bruta da Serra de São Francisco para a Estação de Tratamento de Água do Cerrado (ETA Cerrado)”, complementa o diretor-geral da autarquia.

Entre os trabalhos já executados por essa equipe especial do Saae/Sorocaba, em outras oportunidades, destacam-se: construção de muro para proteger os pilares que sustentam as adutoras, sobre córrego no Jardim Serrano, em Votorantim; manutenção na barragem da represa do Clemente e obras de recuperação de seis pilares e seis berços que sustentam as adutoras na Serra de São Francisco, que apresentavam dificuldades devido à exposição a intempéries.

O grupo do Saae/Sorocaba ainda faz a limpeza diária do gradeamento de contenção de materiais grosseiros, no ponto de captação das adutoras, assim como vistorias preventivas das redes e roçagem periódica de todo o trecho das adutoras, de maneira a manter o fácil acesso e visualização por parte dos técnicos.

 

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist