Saae/Sorocaba reforça ações de educação ambiental e fiscalização contra desperdício de água

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba ampliou as ações de educação ambiental, realizadas de porta em porta, assim como de fiscalização para evitar o desperdício de água. As medidas foram intensificadas devido à vigência do Plano de Racionamento no abastecimento público de água, por meio do sistema de rodízio intercalado por toda a cidade, iniciado no dia 17 de janeiro.

Os trabalhos são executados pelas equipes de Educação Ambiental e de Fiscalização do Saae/Sorocaba. “São ações complementares, realizadas em todas as regiões da cidade, no sentido de conscientizar a população sobre a necessidade de fazer o uso consciente da água e contribuir para o restabelecimento do nível dos mananciais que atendem à nossa cidade”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

A equipe de Educação Ambiental conta com um efetivo de 12 servidores municipais, que fazem visitas às residências, inclusive nos fins de semana, entregando aos munícipes um folheto educativo, com dicas de como fazer o uso consciente da água. “Em janeiro, as ações se concentram no Centro e no Campolim. Para fevereiro, estão programadas atuações no Cerrado, Jardim São Paulo, Central Parque e Jardim Simus. O cronograma completo de 2022 já está definido, contemplando a cidade toda”, diz Vinicius Poppst, que integra o grupo.

Paralelamente, o trabalho de fiscalização é feito por 22 agentes da autarquia, que visitam imóveis, residenciais ou comerciais, que foram alvos de denúncias de desperdício de água. Na ocasião, além do bate-papo educativo, os proprietários são notificados sobre a necessidade de economizar água e o risco de autuação. Esses agentes, em caso de flagrante de desperdício, têm autoridade para autuar o infrator.

Desde o início do Plano de Racionamento, o Saae/Sorocaba recebeu 164 denúncias de desperdício de água, e todas foram checadas ou estão sendo neste momento, por meio de visita aos locais. Em média, cada equipe de fiscais realiza cinco visitas, por dia. Desde o dia 17 de janeiro deste ano, foram emitidas 16 notificações de flagrante, que ainda estão no prazo para apresentação de recurso.

Segundo levantamento do Saae/Sorocaba, cerca de 60% das denúncias recebidas são quanto ao uso de mangueiras para lavar a calçada ou a garagem de casa, quando o recomendado é utilizar balde com água de reuso.

“Também há ocorrências de desperdício de água tratada para lavar carros. As denúncias são registradas de forma anônima, porém, devem conter dados sobre o local, endereço e, se possível, fotos que contribuam na análise do fato e agilizem o trabalho das equipes. Em alguns casos registrados houve a checagem, mas não foi possível concluir exatamente a vistoria, por falta de dados na denúncia”, acrescenta o fiscal Mauricio Malaquias.

As queixas são recebidas via WhatsApp: (15) 99850-3936, e-mail: fale@saaesorocaba.sp.gov.br  ou atendimento presencial nas Casas do Cidadão ou na Unidade de Atendimento  do Saae/Sorocaba, que fica  no Pátio Cianê Shopping. Solicitação de outros serviços ou apontamento de casos de vazamento devem ser feitos ao Saae/Sorocaba pelo telefone: 0800 770 1195.

Moradora do Jardim Leocádia, na Zona Leste de Sorocaba, Stephani da Silva, de 28 anos, recebeu a visita da equipe do Saae/Sorocaba nesta semana e considerou importante o trabalho educativo realizado. “Ainda mais porque choveu pouco em 2021 e é preciso economizar água, para não ficarmos sem. Tenho visto algumas pessoas ainda desperdiçando água. É importante que cada um faça a sua parte”, aponta.

O material distribuído apresenta dicas e orientações, como: jamais deixar a torneira aberta o tempo todo, enquanto realiza atividades, como escovar os dentes, fazer a barba e lavar pratos e talheres; procurar acumular uma quantidade considerável de roupas para realizar a lavagem na máquina e não fazê-la todos os dias; tomar banhos breves; corrigir situações de torneiras pingando; manter a válvula de descarga do vaso sanitário regulada, entre outras.

Mais ações educativas

O Saae/Sorocaba intensificou, ainda, a programação de atividades de educação ambiental em escolas, entidades e instituições locais, para estimular os consumidores de todos os segmentos, sendo residências, comércios, indústrias e outros, a reduzirem o uso de água.

Os agendamentos das atividades, bem como mais informações sobre as iniciativas, podem ser obtidos pelo WhatsApp: (15) 98158-0697 e pelo e-mail: edambiental@saaesorocaba.sp.gov.br. É interessante informar a quantidade prevista de público, a faixa etária, o tipo de ação, assim como opções de datas e horários de interesse.

Especificamente quanto ao sistema de rodízio de água na cidade, todos os detalhes estão disponíveis no site da Prefeitura de Sorocaba (www.sorocaba.sp.gov.bre), nas mídias sociais oficiais (@prefeituradesorocaba) e no site do Saae/Sorocaba (www.saaesorocaba.com.br) ou, ainda, pelo link direto: www.sorocaba.sp.gov.br/rodiziodeagua. Outro canal de comunicação com a população é o WhatsApp: (15) 99850-3936, acessando o item “Informações do Rodízio”, assim como pelo telefone: (15) 3224-5858 e sistema Fale Conosco, via e-mail: fale@saaesorocaba.sp.gov.br .

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist