Secult e Ministério Público tratam novos passos para recuperação do “Fórum Velho”

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (10), entre o secretário municipal da Cultura (Secult), Luiz Antonio Zamuner, e o promotor do Ministério Público do Estado de São Paulo, Jorge Marum, foram tratados assuntos referentes à restauração do prédio do “Fórum Velho”, além da Praça Frei Baraúna, que igualmente terá projeto de recuperação.

Também participaram do encontro André Mascarenhas, secretário do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP), e Andrei Antonelli, gestor da Secult.

Na oportunidade, o secretário da Cultura apresentou ao promotor Marum e aos demais o projeto desenvolvido, com vistas ao aproveitamento do prédio, após sua restauração. “Temos um plano já bastante detalhado sobre a recuperação e utilização futura desse local de grande importância histórica para Sorocaba. São plantas que mostram, tanto o projeto interno, bem como a projeção da fachada. Internamente, inclusive, foi definida a divisão dos espaços, incluindo detalhes, como questões de acessibilidade”, afirma o secretário Zamuner.

Nos documentos levados à reunião, encontra-se, ainda, uma ampla pesquisa sobre o histórico do local, registrando aspectos do prédio nas décadas de 1960, 70, 80, 90 até os dias atuais, além de um levantamento feito em 2012, que propicia um importante comparativo com a situação do imóvel no presente momento. Essa pesquisa inclui sondagens de solo já realizadas por profissionais do Governo do Estado de São Paulo e projeto da parte elétrica. A parte final dos estudos mostra como se pretende fazer a utilização do espaço, assim que estiver restaurado.

De forma geral, a reunião proporcionou ao promotor Marum uma atualização sobre o status do imóvel, os estudos realizados e o andamento do projeto, com as resoluções formuladas pela Comissão de estudos, deliberação e acompanhamento do restauro do prédio histórico do fórum na Praça Frei Baraúna. Uma primeira reunião com integrantes dessa Comissão, formada a partir de portaria, foi realizada no último dia 3 de fevereiro.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist