Sorocaba avança quatro posições e alcança 21º lugar entre 100 maiores cidades do País com melhor desempenho de saneamento básico

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

Sorocaba cresceu quatro posições no ranking nacional de 2022 e aparece na 21ª posição entre as 100 maiores cidades do País com melhor desempenho de saneamento básico. O Instituto Trata Brasil divulgou, nesta terça-feira (22), para celebrar o Dia Mundial da Água, a 14ª edição do Ranking do Saneamento 2022, com foco nos 100 maiores municípios brasileiros, que concentram aproximadamente 40% da população brasileira.

Desta vez, Sorocaba obteve a nota total geral de 8,56 pontos, sendo que ranking contempla dezenas de indicadores. A cidade evoluiu bem no quadro, pois, no estudo anterior, com base em dados do SNIS 2019, ocupava a 25º posição. Considerando a nota total e comparando com as 27 capitais que o Brasil possui, Sorocaba figura atrás somente de quatro delas: São Paulo, Curitiba, Brasília e Goiânia. Além disso, considerando municípios acima de 500 mil habitantes, Sorocaba se encontra na 6ª colocação.

“Sorocaba desponta na frente de tantos municípios brasileiros, inclusive de capitais, desta vez se tratando da universalização do tratamento de água e esgoto. A cidade, cada vez mais, é exemplo de sustentabilidade no saneamento básico, o que diretamente está ligado a uma melhor qualidade de vida da população”, enfatiza o prefeito Rodrigo Manga.

“É um orgulho para Sorocaba receber esse presente especial no Dia Mundial da Água, estar entre as 21 melhores cidades do País em desempenho na área de saneamento básico. Estamos vindo em uma crescente nos últimos anos e a meta é continuar investindo para que Sorocaba esteja sempre entre as melhores cidades do Brasil”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

O relatório faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2020, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Desde 2009, o Instituto Trata Brasil monitora os indicadores dos 100 maiores municípios brasileiros com base em população.

O principal indicador é o de disponibilidade do acesso à água tratada, o qual Sorocaba tem índice de 98,49% de atendimento, fazendo com que o município esteja presente entre as 17 melhores notas do País nesse quesito. Ao avaliar as 100 maiores cidades do relatório, a média desse indicador é de 94,38% da população atendida com os serviços, sendo que a média nacional é de 84,13%.

Outro quesito do Ranking do Saneamento é a parcela da população com o serviço de coleta de esgoto, fazendo com que Sorocaba figure novamente entre as melhores, estando presente entre as 18 melhores notas nesse aspecto. A média do País é de 54,95% da população com esse serviço, enquanto a média dos 100 maiores municípios estudados é de 75,69% da população atendida. Sorocaba tem 98,22% de cobertura e está entre os 34 municípios que possuem índice de coleta superior ou igual a 90% e, portanto, podem também ser considerados universalizados, de acordo com a legislação.

Diferentemente do indicador de população com coleta de esgoto, o índice de esgoto tratado faz uma análise percentual do volume que é gerado de água consumida no município e o quanto disso foi tratado, uma vez que foi gerado como esgoto. Sorocaba trata 82,64% do volume gerado de esgoto, fazendo com que o município esteja presente entre as 18 melhores notas nesse quesito, índice que, no Brasil todo, em média, é de 50,75% de todo o volume de esgoto gerado. A média dos 100 maiores municípios é de 64,09%.

“As equipes de tratamento de água e esgoto trabalham para que os índices continuem elevadíssimos. Os volumes tratados nas ETEs equivalem a 97,5% do esgoto coletado em toda cidade e a eficiência de remoção da carga orgânica dessas estações registra índice perto de 90% (acima do estipulado pelo Decreto Estadual 8.468/76), fazendo com que seja possível, inclusive, a captação de água do Rio Sorocaba, por intermédio de sistema inovador à base de ozônio, único na América Latina, que está presente na Estação de Tratamento de Água do Vitória Régia”, comenta o diretor de produção do Saae/Sorocaba, Reginaldo Schiavi.

O levantamento do Instituto Trata Brasil busca mostrar quais são os desafios que o País ainda enfrenta para cumprir com os compromissos nacionais e internacionais em água tratada, coleta e tratamento de esgoto.

O ranking completo está disponível pelo link:  https://tratabrasil.org.br/images/estudos/Ranking_do_Saneamento_2022/Vers%C3%A3o_Final_-_Ranking_do_Saneamento_2022.pdf

Já, a tabela das 100 maiores cidades está em: https://tratabrasil.org.br/images/estudos/Ranking_do_Saneamento_2022/Tabela_das_100_Cidades_-_Ranking_do_Saneamento_-_Trata_Brasil_2022.pdf

 

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist