Sorocaba fecha primeiro semestre de 2021 como maior destaque em geração de empregos na indústria paulista

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

Seguindo a tendência positiva que já se projetava nos primeiros meses do ano, Sorocaba fechou o primeiro semestre deste ano como o maior destaque em geração de empregos no setor industrial de São Paulo, acima dos índices estadual e nacional.

O saldo positivo foi de 8.333 postos de trabalhos, no primeiro semestre de 2021. Diferença entre 52.515 empregos gerados, contra 44.182 desligamentos. O resultado representa um crescimento de 46,80%, na comparação com o mesmo período em 2020.

São números muito acima dos índices de crescimento estadual (0,84% mensal e 4,01% no acumulado do primeiro semestre) e nacional (0,76% na variação mensal e 3,90% no semestre).
Levando-se em consideração o setor da indústria de transformação, cuja retomada é representativa para toda a economia, Sorocaba também apresenta números muito expressivos.

O saldo líquido em número absoluto de empregos gerados na indústria de transformação fechou junho, no município de Sorocaba, com 962 postos, sendo o maior resultado do interior paulista nesse setor e ficando atrás somente da capital do estado. Todos os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

No acumulado do ano de 2021 até junho, o saldo positivo de vagas, no setor da indústria de transformação em Sorocaba, ficou em terceiro lugar, com 5.866 postos de trabalho, menor apenas que a capital paulista e a região de Campinas. Nessa área da indústria, os segmentos que mais empregaram em todo o estado foram os de alimentos, vestuário e máquinas e equipamentos.
Outro dado relevante é referente ao empreendedorismo. Sorocaba registrou, no primeiro semestre deste ano, a abertura de 4.860 MEIs (microempresas individuais), um indicativo da força da cidade em iniciativas empreendedoras. São 1.224 formalizações a mais na relação com 2020, um aumento de 27,03%.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Robson Coivo, avalia as condições que propiciaram esse desenvolvimento no município. “São vários os fatores que contribuíram para isso: o avanço da vacinação contra a Covid foi importante para permitir a liberação gradual das atividades econômicas, especialmente do comércio e serviços, que foram os setores mais atingidos. Além disso, houve aumento das exportações no período, o que puxou a retomada do crescimento econômico no país, com reflexo também em nosso município”, conclui o secretário.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist