Sorocaba inicia campanha contra a tuberculose nesta segunda-feira (13)

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), dá início, nesta segunda-feira (13), à campanha contra a tuberculose. A ação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas unidades de urgência e emergência (UPHs, PAs e UPA), no SAME (Serviço de Atendimento Municipal Especializado) e segue até o dia 24 de setembro.

A campanha tem como objetivo informar a população sobre os sintomas da doença e encorajar as pessoas para que façam o exame de escarro, caso apresentem os sinais característicos. No ano de 2021, Sorocaba registrou 100 casos da doença, número considerado baixo.

É importante lembrar que cerca de 90% dos casos de tuberculose apresentam a forma pulmonar e, destes, 60% são bacilíferos. Os casos bacilíferos são a principal fonte de disseminação da doença e a descoberta precoce, por meio da busca ativa do sintomático respiratório (SR), é uma importante medida para interromper a cadeia de transmissão, desde que acompanhada pelo tratamento adequado.

Para o indivíduo que está com tosse há mais de três semanas, a orientação é procurar uma unidade de saúde, para que seja examinado e realize o exame de baciloscopia, mais conhecido como exame de escarro. Depois de 48 horas, o paciente tem o resultado. Caso seja positivo, o mesmo é direcionado para o tratamento, que é realizado na Policlínica Municipal, por meio do Programa de Controle da Tuberculose.

Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelo telefone da Secretaria da Saúde: (15) 3238-2332.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist