Sorocaba sedia reunião de primeiras-damas da RMS com a presença das representantes do Governo do Estado 

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

A Prefeitura de Sorocaba sediou, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), uma reunião de primeiras-damas, com a presença da primeira-dama do Estado de São Paulo, Luciana Garcia, da primeira-dama da cidade anfitriã de Sorocaba, Sirlange Frate Maganhato, além de primeiras-damas ou representantes de 22 municípios integrantes da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

O encontro fez parte da programação do evento “Governo na Área”, que reuniu o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, prefeitos da RMS, entre eles o prefeito da cidade-sede de Sorocaba, Rodrigo Manga, secretários estaduais e municipais da região, entre outras autoridades convidadas.

A reunião das primeiras-damas foi uma oportunidade para as representantes municipais conhecerem os principais programas estaduais na área de assistência social, tanto aqueles já ativos, bem como novos projetos que estão sendo desenvolvidos, além de falar sobre as demandas mais urgentes de seus próprios municípios e fortalecer o contato entre essas lideranças no campo socioassistencial.

Formaram a frente de honra, além da primeira-dama do Estado, a primeira-dama de Sorocaba, Sirlange Frate Maganhato; o presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo (FUSSP), Fernando Chucre; e a representante técnica do FUSSP, Marilena Camargo.

O evento teve início com a apresentação de um vídeo sobre a cidade de Sorocaba e, na sequência, outra apresentação audiovisual que revelou um pouco do trabalho que vem sendo realizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Entre os projetos demonstrados, está o “Praça da Cidadania”, equipamento de lazer e promoção da qualidade de vida já implantado em três municípios paulistas e que, agora, a administração estadual estuda a possibilidade de implantação também em Sorocaba. Essa iniciativa busca a redução da vulnerabilidade social, por meio da implementação de espaços destinados ao convívio social nas comunidades que atende, oferecendo também equipamentos para a prática do esporte e a qualificação profissional.

Logo após o encerramento da reunião e do almoço realizado no Parque Tecnológico, a primeira-dama do Estado, Luciana Garcia, fez questão de visitar uma das 12 unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) ativas no município de Sorocaba. Ela se dirigiu, ao lado do presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Fernando Chucre, ao CRAS Vitória Régia, na Zona Norte, onde puderam conhecer um pouco do trabalho que é desenvolvido lá para as famílias moradoras dessa região da cidade. O CRAS Vitória Régia atende munícipes de nove bairros adjacentes, oferecendo serviços que vão, desde a inclusão no Cadastro Único, trabalhos de assistência social, como a oferta de cestas básicas, ações preventivas de combate ao trabalho infantil, oficinas e rodas de conversa voltadas ao fortalecimento dos vínculos familiares, até cursos gratuitos de qualificação profissional.

“Foi uma oportunidade muito importante, pois, quanto mais o Estado conhece nossos equipamentos sociais e nossa realidade, mais possibilidades de nos ajudar existem. O governo estadual tem uma série de programas relevantes na área social e que podem ser trazidos ou ampliados aqui, na cidade de Sorocaba. Nesta oportunidade, apresentamos formalmente nosso interesse em trazer para Sorocaba, pelo menos, cinco iniciativas que têm a chance de serem viabilizadas pelo FUSSP: o Centro Dia do Idoso; as Residências Inclusivas, que abrigam pessoas com deficiência e que não disponham de retaguarda familiar; a liberação de vagas para o Programa Ação Jovem, destinado a pessoas na faixa dos 15 aos 24 anos, em situação de vulnerabilidade social e sem suporte familiar; liberação de novas vagas do Programa Renda Cidadã, voltado a famílias em situação de desemprego e sem fonte de renda; e a implantação do Programa Recomeço, destinado a pessoas com quadro de dependência química. Além desses programas sociais importantes, estamos pleiteando, ainda, junto ao governo estadual, recursos para a implantação de um novo restaurante Bom Prato, na Zona Norte da cidade”, descreveu o secretário municipal da Cidadania, Clayton Lustosa.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist