Sorocaba tem anunciado para este ano o início das obras do Hospital Veterinário Público em parceria com Estado

A Prefeitura de Sorocaba recebeu a confirmação de que, ainda neste ano de 2021, terão início as obras de construção do Hospital Veterinário Público na cidade, em parceria com o Governo do Estado. O anúncio foi feito durante ato realizado na tarde desta segunda-feira (2), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, como parte do programa estadual “Meu Pet”. A previsão é que o serviço funcione em um imóvel localizado na Zona Norte de Sorocaba, com atendimento já programado para começar em 2022.

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, o vice-prefeito, Fernando Martins da Costa Neto, e o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Antonio Prieto, participaram da solenidade na capital paulista, presidida pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria, e pelo vice-governador, Rodrigo Garcia, que contou também com a presença da deputada estadual Maria Lúcia Amary.

“Trata-se de um sonho antigo dos sorocabanos, que, agora, será uma realidade. Além de estar nos planos da Prefeitura a instalação de um Hospital Municipal na Zona Norte, essa mesma região da cidade vai abrigar o Hospital Veterinário Público, para atender animais de rua, bem como aqueles que vivem com famílias em situação de vulnerabilidade social”, comemorou o prefeito Rodrigo Manga.

Além de Sorocaba, outras cidades paulistas foram contempladas pelo programa do Governo do Estado, que permite a montagem de clínicas veterinárias dedicadas à defesa e saúde de animais domésticos no interior e litoral de São Paulo.

Segundo o Governo do Estado, os municípios foram selecionados de acordo com a capacidade de realizar assistência regional e disponibilização de infraestrutura adequada para comportar esse tipo de serviço. O investimento estadual é de cerca de R$ 5 milhões, por cidade, para construção e aquisição de equipamentos.

“É uma alegria participar desse evento. O apoio do prefeito Manga foi fundamental para viabilizar essa parceria com o Governo do Estado. Intermediamos todo esse processo entre as duas esferas, pois acreditamos que o Hospital Veterinário Público beneficiará muito a população de Sorocaba. É uma questão de saúde pública”, disse a deputada estadual Maria Lúcia Amary.

 

Localização e serviços

O Hospital Veterinário Público será construído em espaço amplo cedido pela Prefeitura de Sorocaba e contará com salas cirúrgicas, de medicação, internação e equipamentos para ofertar atendimento regionalizado aos animais domésticos. “Sugerimos ao Governo do Estado alguns locais, todos na Zona Norte, onde o Hospital Veterinário Público de Sorocaba poderia funcionar. Agora, estamos no aguardo dessa definição. As perspectivas são muito favoráveis”, adiantou o secretário da Sema, Antonio Prieto.

Nessa parceira, a Prefeitura fica responsável, ainda, pela contratação de profissionais e pelo custeio das atividades assistenciais quando o hospital estiver em funcionamento. Na unidade, serão oferecidos serviços gratuitos para cães e gatos, como consultas clínicas, cirurgias, exames de ultrassom, raio x e endoscopia, laboratório de análises clínicas, setor de urgência e emergência, além dos serviços de vacinação, castração e adoção responsável.

O prefeito Rodrigo Manga adianta que a gestão do Hospital Veterinário Público será feita por meio de convênio, com a contratação de uma entidade com experiência comprovada para a realização desse trabalho. “Faço questão de agradecer ao governo do Estado e à deputada Maria Lúcia, pelo empenho e toda mobilização para que essa conquista fosse alcançada. Agora, é empenhar todos os esforços para que esse hospital comece a funcionar, o mais brevemente possível”, finaliza o prefeito.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist