Startup instalada no Parque Tecnológico de Sorocaba desenvolve microusina de energia elétrica

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

 

Genisis é o nome de uma microusina de energia elétrica desenvolvida pela Vida Maker, empresa do ramo de soluções tecnológicas e eficiência energética que está instalada no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), desde 2016. O equipamento, alimentado por placa solar, energia eólica, gerador hidráulico e, até mesmo, em tomadas residenciais, já foi testado, aprovado e começou a ser comercializado recentemente.

A microusina pode ser utilizada em motorhome – veículos que são adaptados como residências –, como fonte de energia para eletrônicos e eletrodomésticos e para iluminar locais ermos. A solução já desperta, inclusive, o interesse de profissionais de Biologia, principalmente aqueles que têm de passar dias no meio da natureza, estudando a fauna e a flora, além de médicos que atendem em regiões isoladas e de difícil acesso.

O nome Genisis, escolhido para batizar o equipamento, faz alusão ao Gênesis, primeiro livro da Bíblia, sobretudo ao capítulo 1, versículo 3,  que diz: “Deus disse: ‘Haja luz, e houve’”. Mesmo com pouca divulgação até o momento, o Genisis chamou a atenção de empresas e profissionais do Amazonas, Piauí e até Namibe, cidade da Angola.

“Com o Genisis, é possível habilitar um consultório móvel”, garante o gestor de projetos da Vida Maker e inventor da microusina, Leandro Batista. Ele classifica o Genisis como um produto de ocasião, pensado para as pessoas e profissionais de diferentes ramos de atuação, que não possuem energia em determinados locais e que têm de realizar algumas tarefas e funções específicas.

“A ferramenta é 100% prática, de fácil manuseio e a pessoa não precisa ter nenhum conhecimento em energia solar para utilizá-la. Basta olhar o manual de instruções. É uma energia elétrica portátil. Eu estou muito surpreso com a boa procura pelo produto que nós acabamos de validar junto ao Parque Tecnológico de Sorocaba”, explica o inventor.

 

Apoio do PTS

O apoio das equipes de mentoria e aceleração do Parque Tecnológico de Sorocaba foi essencial para o desenvolvimento da microusina, ressalta o gestor de projetos da Vida Maker. “O ambiente do Parque Tecnológico de Sorocaba, por si só, já ajuda a abrir a nossa mente para novas ideias e projetos. Nós, como empreendedores, precisamos estar bem assessorados e este centro de inovação, pesquisa e tecnologia nos auxilia muito nisso”, comenta Leandro Batista.

O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Tadeu Cancellara, acrescenta que a microusina é apenas um dos muitos projetos criados pela Vida Maker no local. Ela também é responsável por desenvolver um veículo 100% elétrico; a primeira versão do aplicativo para denúncia de violência doméstica contra a mulher; um totem para recarga de celulares e eletrônicos, entre outros.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist