Transporte coletivo de Sorocaba ganha 16 ônibus tecnológicos zero quilômetro

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito é Transportes, anunciou a operacionalização de mais 16 ônibus tecnológicos zero quilômetro, para reforçar o transporte público da cidade, sobretudo nos horários de pico, em linhas das Zonas Oeste e Leste da cidade. Os novos veículos fazem parte da frota da empresa City Transportes e dispõem de recursos de tecnologia.

“A cada dia, temos melhorado, mais e mais, a qualidade do transporte público em Sorocaba. Somente neste ano, já são 105 ônibus zero quilômetro entregues e rodando, incluindo estes 16 de hoje”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, que esteve no Terminal Santo Antônio, na manhã desta sexta-feira (3), para vistoriar os veículos, que começam a operar a partir de segunda-feira (6).

Ele esteve acompanhado dos secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico – Semob), Fausto Bossolo (Administração – Sead), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitnas – Serim) e Fernanda Burattini (Comunicação – Secom), além do diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Luiz Carlos Siqueira Franchim, e do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno. A empresa City Transportes esteve representada pelo seu presidente, Roberto Abreu, pelo diretor acionista Marcos José Mozoni Prestes e o gerente operacional, Nelson Delgado Filho. Igualmente prestigiaram o evento o presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba, e os vereadores Cristiano Passos, Luis Santos e Fausto Peres, além do representante do deputado federal Vinicius Carvalho, Sandro Luna.

“Com mais esse reforço em qualidade, a frota do transporte público de Sorocaba vai se renovando e modernizando cada vez mais”, disse o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, Carlos Eduardo Paschoini.

Dos 16 novos ônibus tecnológicos, quatro são modelos articulados e os outros 12 são do tipo “padron”, equipados com revestimento antiviral. Todos têm área para acomodação de cadeiras de rodas, wi-fi, carregador USB e sistema de ar-condicionado. Também atendem às normas de acessibilidade vigentes, contendo rampa e elevador na porta central; itinerário digital superior, inferior e lateral; iluminação interna e externa em LED e GPS para monitoramento da operação.

Os novos veículos têm chassi Mercedes Benz, carroceria Caio Apache VIP e estão equipados com motores modelo Euro V – Fase 7, que são menos poluentes. Esses ônibus serão usados nas linhas: 30 – Brigadeiro Tobias, 40 – Vila Jardini, 52 – Cidade Universitária, 60 – Ouro Fino, 65 – Campolim, 73 – Júlio de Mesquita Filho e 77 – Canta Bárbara.

 

Frota de ônibus

Atualmente, o sistema de transporte público em Sorocaba conta com 367 ônibus, sendo 169 da empresa City Transportes. Já, somados os 16 novos carros, a City Transportes acumula 65 veículos zero quilômetro apresentados desde o início da operação da empresa na cidade, o que corresponde a 42% de sua frota rodante.

A Urbes tem promovido, desde o início do ano, a ampliação da frota de ônibus e do número de viagens diárias, nos horários de pico e entrepico, para evitar aglomerações. Desde janeiro, foram realizadas alterações em 68,4% das 117 linhas em operação, criando 36.138 viagens, o que representa um acréscimo de 22%.

“A iniciativa faz parte da proposta de ampliação gradual e melhoria da frota, a partir do levantamento diário da demanda de passageiros, feito pela Urbes, com base no aumento da demanda e na disponibilidade financeira”, aponta o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.

 

Antiviral

O transporte público de Sorocaba passa a contar com 23 ônibus equipados internamente com proteção antiviral e antibacteriana, inclusive contra a Covid-19. Quatro deles começaram a operar em janeiro e outros 11, em maio. Trata-se da primeira cidade da região a operar com ônibus equipados com esse tipo de tecnologia.

Bancos, balaústres, corrimãos e catracas dos veículos são revestidos com o tecido com fios de poliamida, combinados com outros compostos químicos que impedem microorganismos de se alojarem nas peças. O material consegue inativar o vírus responsável pela Covid-19, em até 1 minuto. A ação é uma parceria da Urbes com a empresa ChromaLíquido Soluções Tecnológicas e não gera custos à municipalidade.

“O uso desse revestimento é uma medida de segurança a mais para os passageiros, contra a Covid-19. Apesar disso, é fundamental que o usuário continue fazendo uso de máscara protetora e álcool em gel, no dia a dia”, complementou o diretor-presidente da Urbes.

 

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist