UBSs realizam ações educativas sobre prevenção e combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

As 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba vêm realizando, ao longo do mês de maio, diversas ações educativas sobre prevenção e combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A iniciativa faz parte de um projeto de conscientização em virtude da campanha “Maio Laranja” e do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído em 18 de maio, pela Lei nº 9.970, de 2000.

As UBSs Mineirão, Nova Esperança, Barão, Cerrado, Fiori, Sorocaba 1, Vila Haro e Vila Hortência realizaram, na própria data, uma exposição com cartazes informativos e orientações na sala de espera das unidades. Na Vila Santana, a mesma ação foi feita no dia 20.

Nas UBSs Brigadeiro Tobias, Jardim Rodrigo e Márcia Mendes, além da exposição de cartazes, foi realizada panfletagem e abordagem junto aos munícipes nas recepções dos locais. Na UBS Barcelona, o projeto ocorreu em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), por meio de uma palestra sobre “Cuidados com nossas crianças e adolescentes”, ministrada por Alexsandra Guiomar Lúcio.

No mesmo dia, as UBSs Sabiá e São Bento contaram com a parceria dos graduandos de Enfermagem da Faculdade Anhanguera na conscientização da comunidade local. As unidades São Guilherme e Aparecidinha realizaram roda de conversa e exposição do tema. Nas UBSs Angélica e Laranjeiras, houve palestras realizadas por profissionais da escola de Enfermagem Anna Nery. Na unidade Ulisses Guimarães, foi feita abordagem lúdica e conscientização com equipe da Saúde Mental, ação igualmente executada na UBS Maria do Carmo nesta quarta-feira (25).

A cor laranja, referente ao tema, foi usada na decoração da UBS Maria Eugênia, que também fixou cartazes para chamar a atenção para o tema dos munícipes. Já, a UBS Lopes de Oliveira abordou, além do assunto central, sobre educação sexual e gravidez na adolescência e repetirá a ação no dia 27 de maio.

Ainda no dia 18, a UBS Wanel Ville exibiu painéis com dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), alertando sobre os tipos de violência por faixa etária. De 16 a 20 de maio, a UBS Carandá trabalhou com informativos e, no dia 17, fez orientações à população, em parceria com os estudantes de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP). No dia 19, a ação junto com a mesma
universidade foi na UBS Paineiras. Nesse mesmo período (16 a 20/5), a UBS Escola realizou palestras e fixou cartazes pela unidade.

Por sua vez, a UBS Éden programou, para os dias 3, 10, 17, 24 e 31 de maio, uma roda de conversa com professores e alunos do 3º ano do Ensino Médio de diversas turmas da Escola Estadual “Francisco Coccaro”, sobre convivência familiar, autoestima, valorização e redes sociais.

Por fim, a UBS Nova Sorocaba contou com palestras de estudantes da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), no dia 17, e as UBSs Cajuru e Jardim Simus trataram, no dia 19, sobre o tema com palestra, dinâmica, leituras, desenhos e distribuição de pipoca. No dia 20 de maio, a UBS Vitória Régia fez um trabalho de comunicação, com folders e sensibilização junto à comunidade local.

“Esse trabalho conjunto das UBSs das várias regiões da cidade é fundamental no alerta sobre esse tema sensível, referente ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Além disso, essas ações possibilitam às unidades uma proximidade e laços, ainda maiores, com suas respectivas comunidades”, destacou o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.

Denúncias sobre violência ou abuso sexual contra crianças e adolescentes devem ser feitas ao Conselho Tutelar, pelo telefone: (15) 3235-1212 e 125 (atendimento 24 horas); à Guarda Civil Municipal (GCM), pelo 153; Polícia Militar (PM), pelo 190; ou pelo Disque 100.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist