Urbes adota novo modelo de abrigo de ônibus equipado com painel solar

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

A Urbes – Trânsito e Transportes já adota um novo modelo de abrigo de ônibus, equipado com painel solar para carregamento das luminárias nele existentes, sem a necessidade de energia elétrica. Seis pontos de ônibus já operam com essa tecnologia. Em fase de testes, o dispositivo começou a ser utilizado em setembro do ano passado, sendo efetivado agora, em definitivo.

Os abrigos contam com painel solar instalado na cobertura, que alimenta um refletor equipado com lâmpadas de LED. “Gera energia limpa e sem custo mensal. A ideia é implantar essa tecnologia, inicialmente, em pontos de ônibus em que não há cabeamento elétrico e, depois, ampliar para todos os demais pontos de ônibus de Sorocaba”, destaca o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

Os quatro primeiros abrigos com painel solar foram instalados em pontos na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes (em frente à Universidade Paulista – Unip) e três deles ao longo da Avenida Dom Aguirre. “Ajustes foram feitos no dispositivo, que passou nos testes, a fim de regulá-lo para que a energia armazenada fosse o suficiente para garantir a autonomia da luminária durante todo o período noturno e a madrugada”, explica  o diretor de Transportes da Urbes, Adriano Brasil.

Neste ano, mais duas unidades foram colocadas em funcionamento na Avenida Selma Aparecida Said, nas proximidades do Residencial Horto Florestal Villagio, na Zona Norte. Outros dois abrigos, ainda, estão sendo preparados e, neste mês de março, serão instalados em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) São Bento e na Avenida Américo Figueiredo, próximo aos Residenciais Coimbra e Estoril.

O novo modelo de abrigo conta igualmente com quatro bancos, mais espaçosos, além de ampla cobertura para proteger do sol e da chuva e espaço específico para cadeirante. “Garantindo luminosidade, também há mais segurança aos usuários, a partir de uma estrutura moderna e que possibilita mais conforto durante o tempo de espera de chegada do ônibus”, complementa o diretor-presidente da Urbes.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist