VEJA |Comitê de Desenvolvimento Econômico é oficialmente lançado no PTS

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

O Comitê de Desenvolvimento Econômico foi apresentado oficialmente, na manhã desta sexta-feira (1°), no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). Composto por 27 municípios, o grupo tomará decisões conjuntas em prol da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

O evento contou com a presença dos prefeitos Péricles Gonçalves, o Keké, de Capela do Alto; Matheus Marum, de Salto de Pirapora; Geraldo Pinto de Camargo Filho, de Piedade e Jose Carlos de Quevedo Junior, de Araçoiaba da Serra; além do diretor da Agência Metropolitana, Márcio Tomazela; e de representantes de todas as cidades que compõem o Comitê e a RMS, como: Alambari; Alumínio; Araçariguama; Boituva; Cerquilho; Cesário Lange; Ibiúna; Iperó; Itapetininga; Itu; Jumirim; Mairinque; Piedade; Pilar do Sul; Porto Feliz; Salto; São Roque; Sarapuí; São Miguel Arcanjo; Tapiraí; Tatuí; Tietê e Votorantim, mais a anfitriã Sorocaba.

Ainda, marcaram presença no encontro os secretários municipais de Sorocaba, Luiz Henrique Galvão, de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim); Luciana Mendes, da Jurídica (SAJ); Fernanda Burattini, de Comunicação (Secom); Marcelo Regalado, da Fazenda (Sefaz); Fausto Bossolo, de Administração (Sead); Paulo Henrique Marcelo, de Planejamento (Seplan); Cleber Martins Fernandes da Costa, de Recursos Humanos (SERH); Luís Antônio Zamuner, da Cultura (Secult); Vinicius Rodrigues, da Saúde (SES); Cel. Vitor Gusmão, de Segurança Urbana (Sesu); Darwin José de Almeida Rosa, de Serviços Públicos e Obras (Serpo); Carlos Eduardo Paschoini, de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob); Clayton Lustosa, da Cidadania (Secid); além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, da coordenadora do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi), Jessica Pedrosa, dos vereadores de Sorocaba João Donizete; Luis Santos e Cristiano Passos e do gerente regional do Sebrae-SP, Alexandre Martins.

O prefeito Rodrigo Manga falou sobre a importância da união entre os representantes de cada cidade para angariar benefícios à região. “Não temos dúvidas de que, se trabalharmos de forma conjunta, conseguiremos melhorias grandiosas para as nossas cidades. Essa troca de informações e experiências é fundamental para o crescimento da região”, disse. “Com essa união, conseguiremos conquistar recursos, tanto na esfera estadual, como federal. Isso trará mais emprego, renda e um salto econômico para a população de todas as nossas cidades”, completou o chefe do Executivo de Sorocaba.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Robson Coivo, apresentou detalhes de como o Comitê trabalhará. “O nosso objetivo é unir forças, descobrindo no outro como alavancar possibilidades de desenvolvimento econômico, com pensamento integrado e formulando ações em curto, médio e longo prazo, com construção coletiva.”

A metodologia de trabalho do Comitê será construída, observando os modelos administrativos de sucesso e com apoio das diversas entidades com know-how. Serão explorados temas, como: inovação, incentivos e disseminação das potencialidades da região.

Serão feitos planejamentos com observação individual e em grupo das Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (Fofa), mapeando necessidades comuns e realizando pleitos unificados nas diversas entidades estaduais e federais. Ao final da apresentação, os participantes tiveram uma palestra com professor Luiz Almeida Marins Filho.

“Contaremos com atores importantes nos setores públicos e privados, para termos, cada vez mais, agilidade, fomentando a economia local, gerando empregos e aproveitando desta estruturação que nós estamos consolidando”, salientou o prefeito de Capela do Alto, Keké.

Para o diretor da Agência Metropolitana, Márcio Tomazela, a consolidação do Comitê é fundamental para uma relação profícua e harmoniosa entre as cidades. “Sorocaba e região estão no caminho certo para crescer ainda mais economicamente. Nós, da Agência Metropolitana, nos colocamos à disposição para contribuir com esse importante trabalho quem vem sendo realizado entre os municípios da região”, declarou.

O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Tadeu Cancellara, falou sobre o apoio que o PTS dará no desenvolvimento e inovação dos municípios que integram o Comitê. “Os prefeitos poderão usufruir a nossa estrutura. Ao ouvir as suas demandas, nós ofereceremos mentoria para startups e empresas, além da possibilidade de criar um núcleo do PTS em cada uma dessas cidades”, afirmou.

A primeira reunião técnica do Comitê está marcada para o dia 18 de outubro, às 9h, no Parque Tecnológico.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist